V de Vegança

Veganismo é coisa de mulher

Geral

A associação entre consumo de carne e masculinidade é uma construção cultural recente e não universal. Muitas culturas tradicionais e figuras históricas masculinas seguiam dietas predominantemente vegetais. A ideia de que certos alimentos têm gênero é um exemplo de marketing que se aproveita de inseguranças sociais.

Científico

Estudos mostram que a resistência masculina a dietas plant-based está fortemente ligada a normas sociais e marketing, não a necessidades nutricionais ou preferências naturais. Homens que superam esses preconceitos frequentemente relatam benefícios como melhor saúde, desempenho atlético e função sexual.

Sarcástico

Porque nada diz 'masculinidade frágil' como precisar provar sua virilidade através do que você come. Tenho certeza que gladiadores romanos, que eram majoritariamente vegetarianos, ou gorilas machos, que são herbívoros, sofrem de crise de masculinidade.

Socrático

Por que você acha que comida precisaria ter gênero? Como a indústria da carne se beneficia promovendo essa associação com masculinidade? Se sua identidade masculina depende do que você come, quão segura ela realmente é?

Palavras-chave:

gêneromasculinidadenormas sociaismarketingestereótiposconstrução socialidentidade

Falácias lógicas

  • apelo ao gênero
  • falsa dicotomia

Exemplos de homens veganos bem-sucedidos:

  • Atletas de elite
  • Culturistas
  • Lutadores
  • Empresários
  • Cientistas
  • Ativistas
  • Artistas
  • Líderes espirituais