V de Vegança

A moralidade é subjetiva e/ou relativa

Geral

O argumento de que a moralidade é subjetiva para justificar o tratamento dos animais é inconsistente, pois não aplicamos essa lógica uniformemente. Se aceitássemos que a moralidade é puramente individual ou cultural, teríamos que aceitar que qualquer ato de crueldade contra animais ou humanos seria moralmente aceitável desde que o indivíduo ou cultura o aprovasse. A maioria das pessoas já considera os animais em seu círculo de consideração moral, caso contrário, não veríamos problemas em atos de crueldade contra eles.

Científico

O relativismo moral, que sugere que diferentes culturas têm diferentes crenças e ninguém está objetivamente certo ou errado, pode levar a justificativas perigosas para práticas prejudiciais. Se a moralidade for determinada apenas por normas sociais e culturais, práticas como escravidão e apartheid poderiam ser consideradas moralmente justificáveis simplesmente por serem aceitas pela maioria em determinado contexto.

Sarcástico

Ah, então a moralidade é subjetiva? Ótimo, então você não se importaria se alguém torturasse seu animal de estimação, já que é tudo uma questão de opinião pessoal, certo? Não? Engraçado como essa 'subjetividade' só se aplica quando é conveniente!

Socrático

Se a moralidade é puramente subjetiva, como justificamos ter leis contra crueldade animal? Por que nos importamos com o sofrimento de alguns animais mas não de outros? Se já incluímos os animais em nossa consideração moral ao nos opormos a certas formas de crueldade, não deveríamos ser consistentes em nossa ética?

Palavras-chave:

moralidaderelativismo moraléticasubjetividadeconsistência moralconsideração moralcrueldade animalnormas sociaisjustificação éticadireitos animais

Falácias lógicas

  • Relativismo moral
  • Inconsistência lógica
  • Apelo à maioria
  • Ladeira escorregadia

Problemas do relativismo moral em relação aos animais:

  • Inconsistência na aplicação
  • Justificação de crueldade
  • Poder determina moralidade
  • Ausência de proteção aos vulneráveis
  • Normalização de práticas prejudiciais
  • Arbitrariedade na consideração moral
  • Falta de base ética sólida
  • Contradição com valores existentes